sexta-feira, 9 de abril de 2010

Futebolês

Este texto também fazia sentido figurar no Estatísticas da Bola, mas não deixa de ser um assunto importante para a vida...

1 - Porque é que as mais variadas situações do jogo de futebol, bem como as inúmeras acções dos seus protagonistas, servem de bengala linguística para expressarmos uma determinada ideia?

2 - Ou vice-versa, se quiserem, porque é que os comentadores e, principalmente, quem está a relatar um jogo faz uso de expressões (muitas vezes culinárias) do quotidiano social para expressar uma jogada, uma falta, um fora-de-jogo, uma expulsão, num jogo de futebol?

Dou exemplos elucidativos da 1.ª situação: "O Governo merece um cartão vermelho dos portugueses"; "Sr. Deputado, essa afirmação é totalmente demagógica, eu diria mesmo, em tom de linguagem futebolística, que fez uma entrada a pés juntos merecedora de expulsão imediata".

Agora um exemplo para a 2.ª situação: "Falta um quarto de hora para o jogo terminar, e o Benfica vai ter de pôr a carne toda no assador para conseguir vencer este obstáculo, uma autêntica fronteira sem direito de passagem".

bCp

Sem comentários: